Aspectos formativos em um ambiente para a formação de professores: o estágio supervisionado com modelagem matemática

Wellington Piveta Oliveira, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Ludiely da Silva de Oliveira, Ana Karuline Palhares de Souza

Resumo


Formar professores em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática tem se mostrado um interesse coletivo. Investigar aspectos ou contextos que atribuem sentido a esta formação também se mostra relevante ao escopo de pesquisas recentes sobre o tema. Com isso, estabelecemos a seguinte interrogação: que aspectos formativos manifestam futuras professoras de Matemática, desde a regência com Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado? Para responder a indagação é apresentado, brevemente, um contexto da prática de Estágio de Regência, donde emergem as reflexões oportunizadas pela pesquisa, bem como um diálogo estabelecido com as estagiárias a respeito da experiência, o qual foi transcrito e analisado numa perspectiva fenomenológica. A pesquisa revelou que os aspectos formativos manifestados pelas futuras professoras se articulam em três eixos norteadores, a saber: teórico, didático e pedagógico. Em linhas gerais, esses eixos não sendo excludentes, dão sentido à formação e parecem conferir ao Estágio Supervisionado um ambiente favorável à Formação de Professores em Modelagem Matemática, desde os vários aspectos formativos como, compreensões sobre Modelagem Matemática e sua prática, situações de vulnerabilidade profissional e autoidentificação pela atividade docente dadas às experiências vividas.


Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Matemática; Educação Matemática.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18890

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr