Aspectos formativos em um ambiente para a formação de professores: o estágio supervisionado com modelagem matemática
Resumo
Formar professores em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática tem se mostrado um interesse coletivo. Investigar aspectos ou contextos que atribuem sentido a esta formação também se mostra relevante ao escopo de pesquisas recentes sobre o tema. Com isso, estabelecemos a seguinte interrogação: que aspectos formativos manifestam futuras professoras de Matemática, desde a regência com Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado? Para responder a indagação é apresentado, brevemente, um contexto da prática de Estágio de Regência, donde emergem as reflexões oportunizadas pela pesquisa, bem como um diálogo estabelecido com as estagiárias a respeito da experiência, o qual foi transcrito e analisado numa perspectiva fenomenológica. A pesquisa revelou que os aspectos formativos manifestados pelas futuras professoras se articulam em três eixos norteadores, a saber: teórico, didático e pedagógico. Em linhas gerais, esses eixos não sendo excludentes, dão sentido à formação e parecem conferir ao Estágio Supervisionado um ambiente favorável à Formação de Professores em Modelagem Matemática, desde os vários aspectos formativos como, compreensões sobre Modelagem Matemática e sua prática, situações de vulnerabilidade profissional e autoidentificação pela atividade docente dadas às experiências vividas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18890
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923