Modelagem matemática como contexto para o desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática

Larissa Cristina Rotta Galdioli, Michele Regiane Dias Veronez, Paulo Henrique Rodrigues

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar elementos associados ao desenvolvimento profissional no contexto de uma disciplina de modelagem matemática na formação de futuros professores. Os dados que configuram nosso material de análise foram produzidos no contexto dessa disciplina, que tinha como proposta discutir conceitos teóricos que caracterizam a modelagem matemática, debater sobre o fazer modelagem e proporcionar que os futuros professores desenvolvessem atividades de modelagem matemática. Na análise dos dados, consideramos as produções de três futuros professores nas quais investigamos a modelagem matemática como promotora de desenvolvimento profissional. Como resultados, os futuros professores reconhecem que aprender sobre modelagem os capacita a criar ambientes reflexivos e participativos de aprendizagem, além de destacarem características como ser um eterno estudante, ter flexibilidade, ter domínio dos conteúdos matemáticos. Além disso, parecem compreender que a formação docente é um processo contínuo que demanda reflexão e adaptação e que para que ela siga se completando há necessidade de integração de conhecimentos específicos e pedagógicos.


Palavras-chave


Desenvolvimento Profissional; Educação Matemática; Formação Inicial do Professor; Modelagem Matemática.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18876

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr