O conhecimento especializado do (futuro) professor manifestado em uma atividade de modelagem matemática
Resumo
Pesquisas têm revelado oportunidades que a modelagem matemática oferece para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências e a manifestação de conhecimentos do professor. Neste estudo temos como objetivo investigar o conhecimento especializado do professor manifestado em uma atividade de modelagem matemática. Seguindo uma abordagem qualitativa, a pesquisa empírica resulta da análise de registros escritos, transcrição de áudios e anotações das pesquisadoras. Os sujeitos da coleta de dados são três estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas de um projeto de extensão, no contexto do desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A partir da investigação realizada, inferimos que o trabalho em grupo, o contexto real, a simplificação, a resolução matemática de um problema real e a validação da resposta obtida são características da modelagem matemática que mais contribuíram para a manifestação de conhecimentos especializados do professor, tanto o matemático quanto o pedagógico do conteúdo. Ainda, é válido considerar que, ora a atividade de modelagem matemática requer conhecimentos específicos, ora os conhecimentos inferem desdobramentos para a atividade.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18820
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923