Percepções de mediadores sobre a inclusão de autistas em museus de ciências

Gabriella Luciano Caetano, Sérgio de Souza Henrique Junior, Grazielle Rodrigues Pereira

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo levantar as percepções de mediadores acerca da inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) nas atividades desenvolvidas nos museus e centros de ciências do Brasil e identificar suas práticas inclusivas. Participaram deste estudo 65 mediadores atuantes em museus de ciências localizados em quatro regiões brasileiras (Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste). O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado disponibilizado no Google Forms. Os dados coletados foram analisados por meio da análise temática, além de gráficos de frequência simples. Os resultados indicam que os mediadores têm atendido nos museus de ciência, o público com TEA, porém sem uma formação acerca de práticas inclusivas para o público em questão. Durante a visita, os mediadores percebem no público com TEA falta de atenção e movimentos repetitivos e incômodos em função do barulho presente no museu. Em suma, podemos inferir que os mediadores buscam estratégias voltadas para a acessibilidade comunicacional, contudo, verifica-se a importância de investimentos das instituições de divulgação científica na formação profissional, além da implementação de ações voltadas para a inclusão desse público.


Palavras-chave


Acessibilidade; Transtorno do Espectro Autista; Museus de Ciências.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18691

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

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