Invariantes operatórios do campo conceitual da água mobilizados por estudantes da educação de jovens e adultos

Karol Nunes de Oliveira, Lisiane Barcellos Calheiro, Carla Beatriz Spohr

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de atividades desenvolvidas durante a construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. Participaram da pesquisa 15 estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto do projeto Conectando Saberes, de uma escola pública da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (MS). As atividades desenvolvidas, conforme propõe Gerard Fourez, tiveram como objetivo avaliar os possíveis invariantes operatórios do campo conceitual da água, explicitados pelos estudantes durante o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, com base no seguinte problema concreto: “Como a diminuição dos períodos de chuva no MS podem afetar o abastecimento da água que chega às nossas casas”? Os resultados demonstram que os estudantes começaram a construir caminhos na busca por identificar os conhecimentos teóricos por meio de situações reais do cotidiano, estabelecendo relações entre os conceitos científicos com fenômenos naturais. Ao explorarem o campo conceitual da água, os estudantes puderam compreender melhor como as questões relacionadas à água causam impactos, tanto em nível local quanto global, auxiliando-os a ampliar a visão sobre os desafios enfrentados em sua própria comunidade, bem como proporcionando assim aos estudantes da EJA integrar suas experiências diversas à discussão, tornando o aprendizado mais relevante e significativo para eles. Dessa maneira, promoveu-se uma educação mais engajadora, relevante e sustentável, abrangendo as diferenças e particularidades de cada estudante, contribuindo para a formação de cidadãos informados e conscientes.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Água; Ilha Interdisciplinar de Racionalidade.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18578

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr