Invariantes operatórios do campo conceitual da água mobilizados por estudantes da educação de jovens e adultos
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de atividades desenvolvidas durante a construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. Participaram da pesquisa 15 estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto do projeto Conectando Saberes, de uma escola pública da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (MS). As atividades desenvolvidas, conforme propõe Gerard Fourez, tiveram como objetivo avaliar os possíveis invariantes operatórios do campo conceitual da água, explicitados pelos estudantes durante o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, com base no seguinte problema concreto: “Como a diminuição dos períodos de chuva no MS podem afetar o abastecimento da água que chega às nossas casas”? Os resultados demonstram que os estudantes começaram a construir caminhos na busca por identificar os conhecimentos teóricos por meio de situações reais do cotidiano, estabelecendo relações entre os conceitos científicos com fenômenos naturais. Ao explorarem o campo conceitual da água, os estudantes puderam compreender melhor como as questões relacionadas à água causam impactos, tanto em nível local quanto global, auxiliando-os a ampliar a visão sobre os desafios enfrentados em sua própria comunidade, bem como proporcionando assim aos estudantes da EJA integrar suas experiências diversas à discussão, tornando o aprendizado mais relevante e significativo para eles. Dessa maneira, promoveu-se uma educação mais engajadora, relevante e sustentável, abrangendo as diferenças e particularidades de cada estudante, contribuindo para a formação de cidadãos informados e conscientes.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18578
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923