A influência das animações sobre o que é e quem faz ciência

Maria Eduarda dos Santos, Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Resumo


Uma das primeiras modalidades de entretenimento que as crianças têm contato são os filmes de animação, os quais, por serem fontes ricas de informação, aprendizado e influência para esse público, podem apresentar potencial educacional e, inclusive, impactar na escolha profissional das futuras gerações. Entretanto, muitas vezes os personagens cientistas estão repletos de estereótipos, além de muitas produções não se comprometem a abordar a ciência com a devida seriedade e nem refletir eventos verídicos. Por isso, esta pesquisa buscou analisar como a ciência e a representação de um cientista são retratadas em filmes de animação, lançados entre 2010 e 2020, pela digitalização das sinopses/enredos catalogadas no buscador Google e no site Internet Movie Database (IMDb), seguida da busca por palavras-chave relacionadas a Ciência, além da comparação com dados obtidos pelo Chat GPT, para identificar animações com personagens cientistas. Segundo o Google, no período estudado, foram lançados 405 filmes de animação, exibindo, como resultado, os mais populares. O Chat GPT retornou que não existem filmes de animação relacionados à ciência amplamente conhecidos no mesmo período. Já o site IMDb apresentou 3246 resultados, envolvendo produções de diversos países do mundo. Do total, apenas 34 filmes exibiram pelo menos duas palavras-chave referentes à ciência, dos quais apenas 1 produção mostrou-se comprometida em representar a ciência de forma educativa. Portanto, apesar de ser uma abordagem de aprendizado valiosa, ainda persistem diversos obstáculos para a efetiva transformação dessa estratégia como ferramenta de alfabetização científica dentro ou fora da sala de aula.


Palavras-chave


ciência; cientista; animação; estereótipo; sala de aula.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.18507

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr