O peixe fora d’água: uma proposta investigativa para o ensino de substâncias e misturas no segundo ciclo do fundamental
Resumo
No Ensino Fundamental, a Química está associada ao ensino de Ciências e, em geral, é somente no último ano dessa etapa escolar que os conceitos e a linguagem química são inseridos. Nesse contexto, as pretensões relativas ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem não são consideradas como de execução simples e lineares, havendo a necessidade de implementação de planejamentos didáticos coerentes e inovadores. Dentre as possibilidades para o desenvolvimento de propostas inovadoras, encontra-se a Unidade Didática Multiestratégica (UDM). Tal modelo de planejamento compreende um projeto de ensino que integra um conjunto de estratégias didáticas, organizadas de acordo com objetivos de aprendizagem definidos previamente e orientados em função de uma dada abordagem metodológica. Discute-se o processo de implementação de uma UDM intitulada “Poluição da água” para o ensino de substâncias e misturas por meio da abordagem de Ensino por Investigação e seus impactos na aprendizagem de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, durante o desenvolvimento de uma pesquisa-ação foram realizadas gravações de áudio e vídeo, produção de diários da professora pesquisadora e coleta das atividades dos estudantes, cuja transcrição foi analisada por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos, pautados na abordagem investigativa, demonstraram impactos positivos na aprendizagem dos principais conceitos químicos pelos alunos, bem como promoveram situações educacionais de autonomia e trabalho colaborativo.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n2.17960
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923