O peixe fora d’água: uma proposta investigativa para o ensino de substâncias e misturas no segundo ciclo do fundamental

Karina Laurindo Mendonça, Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego

Resumo


No Ensino Fundamental, a Química está associada ao ensino de Ciências e, em geral, é somente no último ano dessa etapa escolar que os conceitos e a linguagem química são inseridos. Nesse contexto, as pretensões relativas ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem não são consideradas como de execução simples e lineares, havendo a necessidade de implementação de planejamentos didáticos coerentes e inovadores. Dentre as possibilidades para o desenvolvimento de propostas inovadoras, encontra-se a Unidade Didática Multiestratégica (UDM). Tal modelo de planejamento compreende um projeto de ensino que integra um conjunto de estratégias didáticas, organizadas de acordo com objetivos de aprendizagem definidos previamente e orientados em função de uma dada abordagem metodológica. Discute-se o processo de implementação de uma UDM intitulada “Poluição da água” para o ensino de substâncias e misturas por meio da abordagem de Ensino por Investigação e seus impactos na aprendizagem de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, durante o desenvolvimento de uma pesquisa-ação foram realizadas gravações de áudio e vídeo, produção de diários da professora pesquisadora e coleta das atividades dos estudantes, cuja transcrição foi analisada por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos, pautados na abordagem investigativa, demonstraram impactos positivos na aprendizagem dos principais conceitos químicos pelos alunos, bem como promoveram situações educacionais de autonomia e trabalho colaborativo.


Palavras-chave


Planejamento Didático-Pedagógico; Ensino de Ciências; Pesquisa-Ação; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Experiência Pedagógica

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.17960

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr