Orientações curriculares para o ensino de matemática em um estudo de aula
Resumo
O artigo busca compreender distanciamentos e aproximações das orientações curriculares para o ensino de Matemática, a partir de um estudo de aula vivenciado em uma escola pública do sul do Brasil. Contempla uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo três professoras que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos a partir das quatro primeiras sessões de um ciclo de estudo de aula, que foram gravadas e transcritas para a análise. Os resultados evidenciam alguns distanciamentos das orientações curriculares, devido às dificuldades dos alunos, ao afastamento dos conteúdos para o proposto no ano escolar, levando à aproximação de conteúdos ensinados nos anos iniciais e algumas aproximações no encaminhamento do estudo sobre o conteúdo divisão, as abordagens do proposto nos documentos curriculares para o 6º ano e para os anos anteriores. Conclui-se que, no estudo de aula desenvolvido, mesmo com alguns distanciamentos das orientações curriculares, houve a preocupação com as dificuldades dos alunos, havendo a necessidade de um aprofundamento desses documentos, no sentido de ensinar conteúdos de acordo com o ano escolar dos alunos.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v9n1.17469
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923