Mágico-vitalismo, alquimia e outras visões de mundo: um breve estudo histórico sobre concepções de matéria até o século XVI
Resumo
A história da ciência é um corpo de conhecimento plural, não apenas pela sua intrínseca amplitude teórica, reflexiva e metodológica, como também pelo seu complexo e diversificado objeto de estudos: a ciência. A construção de simples preâmbulos históricos que contam apenas as narrativas daqueles que tiveram seus resultados perpetuados é uma pseudo-história, que exclui saberes e estudiosos que, direta ou indiretamente, participaram da construção de conhecimentos. No que se refere a história dos estudos sobre a matéria, desde os gregos antigos, com os mais tenros registros de ciência, é possível encontrar escritos que dissertam sobre a constituição do mundo. Da mesma forma que os alquimistas tinham suas próprias maneiras de entender a matéria. Nesse sentido, este artigo sumariza algumas visões de elemento/matéria que estiveram presentes na Grécia Antiga e que permearam a alquimia árabo-europeia na Idade Média. Além disso, apresenta discussões acerca da visão mágico-vitalista, principalmente a partir do Renascimento, com o intuito de evidenciar como concepções desenvolvidas pelos estudiosos, ancoradas nessa corrente filosófica, foram essenciais para o entendimento de matéria naquele período e para a construção de um contexto que possibilitou o surgimento, no século XVII, de um conceito de elemento no período da ciência moderna. Por fim, são apresentadas implicações ao ensino de ciências.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v9n1.17289
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
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Quadrimestral
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923