Contribuições da temática obsolescência programada para a aprendizagem de eletroquímica

Jessica Silva Barbosa, Thaise Cellão Marocchio, Débora Piai Cedran, Jaime da Costa Cedran

Resumo


O presente trabalho visou investigar contribuições de uma oficina temática com o tema “obsolescência programada”, com o objetivo de minimizar as dificuldades conceituais na aprendizagem de conceitos relativos à eletroquímica. A partir de uma atividade em forma de oficina temática, aplicada por professores em formação, acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, para 13 alunos do curso técnico em eletrotécnica, de uma escola da rede privada de ensino no ano de 2022. Para a elaboração da oficina temática, nos fundamentamos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). No decorrer da oficina os participantes responderam algumas questões baseadas nas atividades experimentais que foram desenvolvidas. As respostas dos estudantes foram analisadas com base na análise de conteúdo, sendo possível reconhecer a emergência de três categorias, que indicaram possíveis contribuições do uso da temática: “obsolescência programada”, contaminação por metais e reações químicas. Com o desenvolvimento da atividade pôde-se inferir que as ideias expressadas pelos estudantes demonstram contribuições da temática para o aprendizado, demonstrando a potencialidade de uma atividade experimental contextualizada baseada em uma abordagem temática.


Palavras-chave


experimentação; contexto ambiental; ensino de ciências

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.17259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr