Contribuições da temática obsolescência programada para a aprendizagem de eletroquímica
Resumo
O presente trabalho visou investigar contribuições de uma oficina temática com o tema “obsolescência programada”, com o objetivo de minimizar as dificuldades conceituais na aprendizagem de conceitos relativos à eletroquímica. A partir de uma atividade em forma de oficina temática, aplicada por professores em formação, acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, para 13 alunos do curso técnico em eletrotécnica, de uma escola da rede privada de ensino no ano de 2022. Para a elaboração da oficina temática, nos fundamentamos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). No decorrer da oficina os participantes responderam algumas questões baseadas nas atividades experimentais que foram desenvolvidas. As respostas dos estudantes foram analisadas com base na análise de conteúdo, sendo possível reconhecer a emergência de três categorias, que indicaram possíveis contribuições do uso da temática: “obsolescência programada”, contaminação por metais e reações químicas. Com o desenvolvimento da atividade pôde-se inferir que as ideias expressadas pelos estudantes demonstram contribuições da temática para o aprendizado, demonstrando a potencialidade de uma atividade experimental contextualizada baseada em uma abordagem temática.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.17259
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923