Análise da circulação do tema biocombustíveis em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias para o ensino médio

Giovanna Oleinik, Claudia Almeida Fioresi, Letiere Cabreira Soares

Resumo


Diante do esgotamento dos combustíveis fósseis e dos problemas ambientais associados, surge a necessidade de buscar novas fontes de energia, como os biocombustíveis, e desenvolver tecnologias para explorar energias renováveis e menos poluidoras. A atual situação exige uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, o que demanda a formação de cidadãos críticos, e a escola é um ambiente crucial para isso. A educação pode promover uma atuação mais responsável dos alunos na sociedade, e uma forma de inserir temas relevantes para o desenvolvimento sustentável é através dos livros didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o tema dos biocombustíveis é abordado em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 para o Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, conforme as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. A análise foi realizada com base nos pressupostos de Bardin (2011). Observou-se que a abordagem do tema variou entre as coleções, com alguns livros tratando o assunto de forma mais aprofundada e outros de maneira superficial. Além disso, a pesquisa identificou a utilização de diferentes recursos didáticos, como imagens e esquemas. As articulações do tema com as competências da Base Nacional Comum Curricular mostraram que o foco estava mais nos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, revelando algumas limitações na aplicação prática desses conhecimentos e na formação crítico-cidadã dos alunos.


Palavras-chave


Biocombustíveis; Livros didáticos; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.17208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr