Argumentos de alunos na resolução de expressões aritméticas

Monize Barros Lima Costa, Adjane da Costa Tourinho e Silva, João Paulo Attie

Resumo


A argumentação é considerada um dos elementos fundamentais para favorecer a aprendizagem em matemática. Com base nesse pressuposto, o artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa, realizada com estudantes do ensino fundamental, a qual teve como objetivo analisar as características estruturais e de conteúdo dos argumentos por eles elaborados, na resolução de problemas envolvendo expressões aritméticas. Os dados constituíram-se nos registros escritos dos estudantes produzidos como respostas às questões propostas e das interações entre eles e a pesquisadora. A análise foi desenvolvida por meio do Modelo de Argumento de Toulmin e de algumas categorias propostas por Sales. Os resultados indicam a habilidade da maioria dos estudantes com as operações matemáticas requeridas nas questões, mas dificuldades, tanto na compreensão do contexto de cada uma delas, quanto na transformação da linguagem natural para a linguagem matemática, por meio de expressões aritméticas. Os argumentos tendiam ao racional, mas foram encontrados também argumentos naturais. Além disso, a maioria dos argumentos apresentou os elementos básicos do Modelo de Toulmin.


Palavras-chave


Argumentação; Expressão Aritmética; Educação Matemática

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.16529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr