Interface entre o ensino de química e a educação especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou superdotação

Lorrana Nara Naves Nóbrega, Nara Alinne Nobre-da-Silva, Claudio Roberto Machado Benite

Resumo


Considerando a necessidade de uma formação multidimensional do professor de Química para se atuar no atendimento especializado de estudantes com altas habilidades ou superdotação, objetivamos nesta investigação discutir pressupostos teóricos para que professores possam promover estratégias de ensino potencializadoras da aprendizagem deste público da Educação Especial. A investigação é ancorada na perspectiva da Pesquisa Participante, realizada numa colaboração entre Universidade e o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação de Goiás. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma professora formadora do NAAH/S – GO, que depois de transcritas, foram analisadas empregando-se a Análise de Conteúdo. Nossos resultados foram estruturados a partir de três eixos: O primeiro, sobre como os professores poderiam iniciar o atendimento especializado avaliando diagnosticamente os interesses, aptidões, habilidades criativas e cognitivas do educando com altas habilidades ou superdotação no ensino de Química. Depois, compreendendo quais as necessidades educacionais especiais deste estudante no ensino de Química, e por fim, discutindo a contribuição das atividades experimentais investigativas na ação mediada junto a este público. Nossos resultados apontaram que, considerando as necessidades educacionais especiais do educando com altas habilidades ou superdotação, a experimentação investigativa mostrou-se como uma estratégia de ensino favorável ao atendimento especializado numa perspectiva da educação inclusiva. 


Palavras-chave


Altas Habilidades ou Superdotação; Formação Docente; Ensino de Química

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15412

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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