Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição

Frankinaldo Pereira Lima, Bruno Gonçalves Carneiro, Welington Francisco

Resumo


Para que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área.


Palavras-chave


Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr