Análise das produções de um projeto de extensão voltado à inclusão de alunos deficientes visuais com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

Eduarda Vieira de Souza, Fernanda Jardim Dias da Piedade, Bruno dos Santos Pastoriza, Ângela Brum Soares

Resumo


Considerando os desafios referentes à educação inclusiva, esta pesquisa analisa a produção de materiais adaptados voltados para o ensino de Química e Ciências para alunos cegos e com baixa visão, desenvolvidos em uma escola de atendimento especializado, através de um projeto de extensão de uma universidade brasileira, tentando relacioná-los com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O intuito deste texto é promover a interação entre grupos heterogêneos, disseminar a proposta do DUA e o desenvolvimento de recursos alternativos de ensino e aprendizagem. Ao analisar os materiais foi possível identificar quantos destes têm, mesmo que indiretamente, características do DUA, ou de que forma poderiam se encaixar nelas. Como resultado, pode-se identificar características semelhantes entre as produções e potenciais relações entre os princípios do DUA, chegando à conclusão de que, mesmo que os materiais não tenham seguido a abordagem propositalmente e mesmo que a abordagem seja relativamente nova no país, ainda assim, os autores conseguiram desenvolver características das três redes da aprendizagem, a afetiva, de reconhecimento e estratégica, mesmo que algumas de forma mais detalhada que outras.


Palavras-chave


Recursos; Educação Inclusiva; Valorização das Diferenças

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15404

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr