Inclusão em aulas de ciências: possibilidades da educação científica como fator de constituição humana em uma perspectiva histórico-cultural
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre contribuições da educação científica no desenvolvimento de pessoas com deficiência em processos inclusivos a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, partimos do entendimento fundamental que todos(as) estudantes podem e precisam aprender ciências, contribuir com a aprendizagem uns dos outros, desenvolver a consciência de seu lugar no mundo e transformar sua realidade. Situamos a inclusão, os encontros e afastamentos da ciência em seu processo histórico. Problematizamos a inclusão educacional como um fenômeno complexo, não linear e interdependente de outras consciências. Processos excludentes e segregatórios, que tolhem a possibilidade de maior potencialização nos desenvolvimentos atípicos e impedem a vivência de trocas em um coletivo inclusivo, também estão presentes nas aulas de ciências adaptadas para alunos(as) com deficiência. Discutimos neste manuscrito estratégias utilizadas em aulas de ciências, por apresentarem, em essência, a redução de conteúdos e a minimização de complexidade; a infantilização e a distorção de conceitos; o direcionamento exclusivo às funcionalidades com hábitos de cuidados pessoais, e à socialização. Em busca de possibilidades coletivas da práxis educacional, apresentamos como contribuição à área uma interlocução entre pesquisas educacionais, que problematizam os processos de inclusão em aulas de ciências, e sugestões de caminhos possíveis.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15392
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923