Recursos didáticos inclusivos para ensino de química/ciências e as tramas nas produções acadêmicas: uma revisão de literatura
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre recursos didáticos inclusivos para ensino de ciências e química, a fim de demarcar boas práticas de educação inclusiva no contexto das produções acadêmicas stricto sensu. O processo de composição do corpus de análise amparou-se nos pressupostos do Estado do Conhecimento (EC) (MOROSINI, 2014, 2015). A composição do corpus se deu a partir do levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, a partir da combinação de descritores. Foram mapeadas um total de 34 produções. A análise das produções se deu a partir de três eixos temáticos, nos quais realizou-se uma interlocução entre as obras. De forma recorrente, os trabalhos indicaram a importância da formação dos professores para a prática inclusiva e, a necessidade da abertura e parceria do professor regente com os agentes educacionais envolvidos com o processo inclusivo. Houve um crescimento, nos últimos dez anos, de pesquisas sobre recursos didáticos voltados para estudantes com deficiência. Muitas obras inauguram propostas inéditas de materiais, ante a escassez de produções que se tem na atualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15388
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923