Formação docente e educação matemática inclusiva

Vanessa de Paula Cintra

Resumo


Neste texto analisamos o envolvimento e as contribuições para a formação inicial docente, de alunos de uma Universidade Pública, que desenvolveram projetos relativos ao tema Inclusão. O trabalho faz parte dos resultados de uma pesquisa de Doutorado, e a produção dos dados desenvolveu-se no contexto de duas disciplinas, em momentos diferentes e subsequentes, do curso de Licenciatura em Matemática. Nessas disciplinas, os alunos, divididos em grupos, estudaram, elaboraram e desenvolveram projetos. Os dados foram constituídos pelo diário de campo da pesquisadora e por manifestações dos licenciandos, tanto em grupo quanto individuais e para direcionar a análise teve-se por base a modalidade de pesquisa qualitativa denominada Análise de Conteúdo. O estudo possibilitou que os licenciandos tivessem autonomia na construção do seu próprio conhecimento, gerando uma postura reflexiva e investigativa ao participarem ativamente das atividades que foram desenvolvidas. O trabalho desenvolvido promoveu uma aprendizagem sobre o tema inclusão e também a compreensão de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática para alunos com Necessidades Educacionais Especiais, desenvolvendo uma atitude crítica em relação à diversidade.


Palavras-chave


Formação de professores de Matemática; Projetos; Diversidade; Licenciatura.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr