Formação docente e educação matemática inclusiva
Resumo
Neste texto analisamos o envolvimento e as contribuições para a formação inicial docente, de alunos de uma Universidade Pública, que desenvolveram projetos relativos ao tema Inclusão. O trabalho faz parte dos resultados de uma pesquisa de Doutorado, e a produção dos dados desenvolveu-se no contexto de duas disciplinas, em momentos diferentes e subsequentes, do curso de Licenciatura em Matemática. Nessas disciplinas, os alunos, divididos em grupos, estudaram, elaboraram e desenvolveram projetos. Os dados foram constituídos pelo diário de campo da pesquisadora e por manifestações dos licenciandos, tanto em grupo quanto individuais e para direcionar a análise teve-se por base a modalidade de pesquisa qualitativa denominada Análise de Conteúdo. O estudo possibilitou que os licenciandos tivessem autonomia na construção do seu próprio conhecimento, gerando uma postura reflexiva e investigativa ao participarem ativamente das atividades que foram desenvolvidas. O trabalho desenvolvido promoveu uma aprendizagem sobre o tema inclusão e também a compreensão de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática para alunos com Necessidades Educacionais Especiais, desenvolvendo uma atitude crítica em relação à diversidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15375
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923