O desenho universal para a aprendizagem na construção colaborativa de roteiros de aula para o ensino de matemática
Resumo
O presente artigo parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo analisar o processo de construção de roteiros de aula para o ensino de Matemática baseados nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa foi realizada evidenciando o aspecto colaborativo e contou com a participação, em plataforma virtual devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), de dois professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e de uma professora do Atendimento Educacional Especializado que atuava na sala de recursos multifuncionais da mesma escola. Para a construção dos roteiros, foram eleitos pelos professores colaboradores conteúdos vivenciados no contexto de sala de aula comum, no ensino também de alunos público-alvo da Educação Especial, que os professores lecionavam no momento da produção do estudo. Assim, buscou-se neste artigo detalhar a organização e reflexão dos encontros realizados que conduziram para a constituição de três roteiros para aulas distintas. Através disso foi percebido que o modelo de trabalho colaborativo construído não é vivido regularmente no contexto dos professores. Concluiu-se então que o conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem possibilitou aos profissionais a organização de diferentes práticas pedagógicas, tendo a disposição aspectos do ensino em potencial para se alcançar atividades inclusivas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15341
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923