Um levantamento das dificuldades de aprendizagem em química de alunos surdos relatadas em trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências e Encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2005 e 2021
Resumo
Devido as políticas públicas de inclusão de surdos no ensino regular, os professores de ciências começaram a se deparar com o novo desafio de como ensinar seus conteúdos para os alunos ouvintes e surdos simultaneamente. Tendo em vista isso, o presente artigo investigou os trabalhos completos encontrados nos anais e atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências e dos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2005 e 2021, com o intuito de identificar quais são as dificuldades de aprendizagens relatadas ao ensino de ciências com surdos em tais trabalhos. Após o levantamento, constatou-se que dificuldades de aprendizagens relacionadas à terminologia das ciências e formação de professores foram as predominantes, sendo necessária uma convenção dos sinais em Língua de Sinais para os termos específicos de ciências e realização da ação integrada entre o professor e intérprete de Língua de Sinais, tal como o preparo de aulas e metodologia diversificadas, para que o aluno consiga aprender o conteúdo de ciências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15304
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923