Investigando as concepções de professores de química sobre educação ambiental
Resumo
Em tempos atuais, o meio ambiente vem sendo cada vez mais degradado no Brasil e no mundo, sem a conscientização da população em geral. Essa falta de consciência pode ser reflexo da falta de práticas educativas sobre educação ambiental nas escolas. Na presente pesquisa, foram investigadas as concepções apresentadas por professores de Química sobre meio ambiente (MA) e educação ambiental (EA). Essas concepções são diretamente ligadas em suas abordagens de EA em sala de aula. Assim, foram entrevistados oito professores de Química que lecionam em Ensino Médio de colégios estaduais. Para entender as concepções desses professores foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, devido à liberdade das perguntas para atingir o objetivo da pesquisa. Essas entrevistas foram gravadas em áudio para posterior transcrição, os dados foram organizados em categorias definidas a priori. Todas as análises foram feitas baseando-se na Análise de Conteúdo, a pesquisa realizada teve caráter qualitativo. Foram utilizados os referenciais teóricos de Reigota (1999) para o MA e Amaral (2004) para EA para a categorização das concepções dos professores participantes. Por meio das entrevistas também foi possível identificar que alguns professores não realizam a prática de EA em suas aulas, outros realizam, porém com uma visão de EA equivocada para atingir resultados esperados e poucos deles utilizam devidamente da EA. Foram identificados resultados de categorias a posteriori da pesquisa, nos quais professores relataram várias limitações e dificuldades para a abordagem da EA em suas aulas, desde o tempo de aula até o reconhecimento da falta de compreensão sobre EA na sua formação.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15287
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
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Quadrimestral
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923