Estudo bibliográfico sobre tecnologias digitais no ensino de ciências da Educação de Jovens e Adultos: possibilidades do conectivismo na perspectiva dialógico-problematizadora
Geneci Libarino Figueredo, Wagner Duarte José
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo bibliográfico sobre a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), no escopo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu objetivo foi verificar como os pressupostos do Conectivismo propostos por Siemens em 2005 foram efetivados nessas produções e suas possibilidades para o ensino na perspectiva dialógico-problematizadora da educação. Caraterizada como bibliográfica e exploratória, a pesquisa pautou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, considerando as produções científicas publicadas no período 2000-2019 nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Portal Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Atas do Encontro Nacional de Ensino de Química, Atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia, páginas eletrônicas do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Estabeleceu-se como critério de inclusão: produções científicas relacionadas ao uso das TDIC no ensino de CNT no contexto da EJA. Como resultado, identificou-se 29 produções que compuseram o corpus, formado por 13 dissertações, 11 trabalhos publicados em eventos, 4 artigos e 1 tese. Três categorias de análise emergiram da investigação: práticas escolares (23 produções), material didático (5) e pesquisa de levantamento (1). Da primeira categoria, emergiram duas outras denominadas atividades sem internet (12) e atividades com internet (11). Verificou-se indícios de quatro dos oito pressupostos conectivistas e das análises decorrentes inferiu-se possibilidades do Conectivismo para o ensino dialógico-problematizador de matriz freireana nessa modalidade de educação, no contexto da cultura digital.
Palavras-chave
Conectivismo; Levantamento bibliográfico; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Educação de Jovens e Adultos
DOI:
10.3895/actio.v7n3.15221
Apontamentos
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923