Natureza da ciência (NdC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de biologia no Brasil
Edson Pereira Silva, Mariana Silva de Mello Mattos
Resumo
Natureza da Ciência-NdC é um tema antigo na Pesquisa em Ensino, um dos objetivos chave do currículo de ciências, além de ser parte fundamental da alfabetização científica. Apesar do número de publicações acerca da NdC estar aumentando conforme os anos passam, a literatura em Ensino de Ciências tem apontado a área de Biologia como aquela com a menor produção e seus materiais didáticos apontados como indicando uma visão distorcida da NdC. Neste trabalho, as bases de dados Scielo e Google Scholar foram usadas para uma revisão da literatura. Apenas os trabalhos publicados em periódicos e referentes a experiências brasileiras ligadas ao Ensino de Biologia foram considerados. Os dados foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel e Gephi e todos os textos passaram por uma Análise de Conteúdo de Bardin. Foram obtidos 53 títulos, divididos entre 33 periódicos, 46 instituições de pesquisa de 17 diferentes estados brasileiros e dois grandes grupos de categorias totalizando nove subcategorias. O levantamento indicou uma produção com tendência de crescimento e concentrada no eixo sul-sudeste, abordando principalmente as concepções de alunos. O uso da História e Filosofia da Ciência no ensino foi apontado como uma forma eficiente de melhorar as concepções da NdC dos alunos, sendo também recomendado o uso de filmes nas abordagens didáticas. O espaço para exploração de novas metodologias de pesquisa das concepções de ciência e desenvolvimento de materiais didáticos parece ser um campo fértil para estudos na área de NdC voltados para o Ensino de Biologia.
Palavras-chave
Concepções de Ciência; Epistemologia; História da Ciência; Educação; Pesquisa em Ensino
DOI:
10.3895/actio.v7n2.15118
Apontamentos
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923