Avaliação do conteúdo de evolução biológica em coleções didáticas brasileiras pós-BNCC
Alexandre Luiz Korte de Azevedo, Lupe Furtado Alle
Resumo
A compreensão de como a vida se originou e de como ela se modifica com o passar do tempo se dá, cientificamente, através do estudo da evolução biológica. O conhecimento acerca da evolução está entre os mais importantes já produzidos pela humanidade e, sendo transversal, se insere em diversas áreas da ciência, sendo considerado um dos eixos norteadores para o ensino de biologia e ciências. Contudo, apesar de sua proeminente relevância, a evolução biológica e seus conteúdos são sistematicamente ausentes ou mal trabalhados nas escolas brasileiras. Com a criação da BNCC em 2017, houve uma remodelação do currículo nacional, bem como dos critérios para seleção dos livros didáticos pelo PNLD. Com o intuito de verificar o conteúdo de evolução biológica na BNCC, bem como seu impacto na distribuição e presença dos conteúdos de evolução nos livros didáticos do país, este trabalho avaliou três coleções didáticas selecionadas pelo PNLD em 2018 através da aplicação da metodologia de análise de conteúdo. Foi possível verificar que os conteúdos de evolução possuem uma distribuição desigual ao longo dos anos do ensino fundamental II, e que alguns conteúdos altamente relevantes estão ausentes ou são mal explorados nestas coleções. Conclui-se que, de maneira geral, a BNCC falha em constituir a evolução biológica como eixo integrador no ensino de ciências e em incentivar uma abordagem gradual e continuada ao longo do ensino fundamental - anos finais.
Palavras-chave
Ensino de ciências; Análise de conteúdo; Evolução biológica
DOI:
10.3895/actio.v7n1.14885
Apontamentos
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923