Entre análise de textos e narrativas de professores que ensinam matemática: interesses e primeiros movimentos de pesquisa

Mirian Maria Andrade

Resumo


Este artigo apresenta considerações em torno dos meus primeiros movimentos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica -  PPGFCET. São pesquisas de mestrado, ainda em andamento, que revelam os interesses de pesquisa que tenho exercitado na linha de educação matemática, neste programa. O foco dessas investigações debruça-se sobre dois principais temas: a análise de textos escritos, mobilizando para isso o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade; e a elaboração e análise de narrativas de professores que ensinam matemática em espaços e momentos de formação, por meio da metodologia História Oral. O texto traz esses dois movimentos de pesquisas, chamados aqui de movimentos 1 e 2, e esses cuidam, especificamente e respectivamente, de uma investigação com professores participantes da Oficina Pedagógica de Matemática - OPM, cujas narrativas foram elaboradas a partir de entrevistas parametrizadas pela História Oral e uma investigação das Trilhas de Aprendizagem do estado do Paraná disparando um exercício hermenêutico de análise.

Palavras-chave


Hermenêutica de Profundidade; Trilhas de Aprendizagem; Formação de Professores; História Oral; Oficina Pedagógica de Matemática.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr