Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck

Wilton Gimenes Barbosa, Nestor Cortez Saavedra, Awdry Feisser Miquelin

Resumo


Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.

Palavras-chave


PPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de Pensamentos

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr