O letramento científico e a formação inicial no curso de pedagogia: uma articulação possível

Luiz Alberto Silva Junior, Andréia Francisco Afonso, Wallace Alves Cabral

Resumo


Este artigo tem como objetivo mostrar a análise das produções de licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, a partir das lentes do Letramento Científico. Consideramos importante a abordagem desse assunto, uma vez que o sujeito letrado cientificamente é capaz de agir minimamente como consumidor e cidadão, indo desde os princípios e fenômenos básicos do cotidiano até a capacidade de tomada de decisão. Essa pode ser uma das razões pela qual a Base Nacional Comum Curricular orienta que os professores desenvolvam o Letramento Científico nas aulas de Ciências. Nesse sentido, para investigar os indícios do Letramento Científico de futuras docentes, que atuarão na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineamos o contexto em que essas produções aconteceram – uma sequência didática com duração de quatro aulas, cada uma delas com duração de quatro horas, na disciplina de Fundamentos de Ensino de Ciências. Esta sequência didática buscou solucionar as dúvidas, angústias e incertezas sobre a futura atuação em sala de aula, no que diz respeito ao ensino dos conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental, que as licenciandas indicaram logo no início da disciplina. As etapas da sequência didática foram: leitura de artigos sobre natureza da ciência, exibição e posterior discussão do filme “O óleo de Lorenzo” e produção de cartazes – os quais foram os objetos de análise desse artigo. A análise foi pautada nos referenciais teóricos do Letramento Científico e da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir de três categorias: natureza da ciência, a linguagem científica e aspectos sociocientíficos, que se sustentam nos pressupostos do Letramento Científico. Diante do trabalho realizado, foi possível localizar indícios de Letramento Científico nas criações das licenciandas, o que pode contribuir para a formação em Ciências que é tão necessária para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, tal como é reforçado pela Base Nacional Comum Curricular. O primeiro indício indicou que as licenciandas conseguiram fazer correlações entre a história do Ensino de Ciências no Brasil e questões como a neutralidade da ciência. O segundo indício apontou como evidência do Letramento Científico, a utilização de termos científicos e suas definições e aplicações nos cartazes produzidos. Para além de memorizar palavras e expressões próprias das ciências, as estudantes conseguiram entender sua significação (campo da alfabetização científica) e associá-los com uma prática social (campo do Letramento Científico). Citamos, por fim, um terceiro indício do Letramento Científico quando, ao final da atividade, as licenciandas demonstraram entender a ciência enquanto atividade humana, construindo, assim, um importante conhecimento para a sua futura prática pedagógica.  Nesse cenário, concluímos que precisamos formar professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental que sejam capazes de perceber que o conhecimento científico, por meio do Ensino de Ciências, é construído de forma reflexiva e crítica. Desse modo, o estudante será capaz de dar significado a esse conhecimento e conseguirá mobilizá-lo em situações que necessitem de uma solução, ou simplesmente, para explicá-las, aproximando-o do Letramento Científico.


Palavras-chave


Letramento Científico; Pedagogia; Ensino de ciências.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14497

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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