O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
Resumo
em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1. Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n3.14459
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923