Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calagem e pH do solo, visando desenvolver nos estudantes atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A metodologia da IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do autor Gérard Fourez, tendo como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, pertencente a um curso técnico profissionalizante em agropecuária, de uma escola rural do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de anotações em caderno de campo e mediante o preenchimento de uma ficha de observação das etapas da IIR, sinalizando os atributos pretendidos. Mediante as análises, notou-se uma evolução dos conceitos científicos relacionados à temática, da primeira etapa em comparação com a última etapa, além de evidências relacionadas aos atributos esperados. Neste contexto, compreende-se que a metodologia IIR proposta foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar conhecimentos do conteúdo, além do desenvolvimento de aspectos relativos à autonomia, melhora na comunicação e domínio na resolução e discussão da temática por parte dos estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n1.14442
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923