O uso da robótica educacional em atividades de matemática: o que dizem as dissertações do PPGFCET sobre esta temática
Marco Aurélio Kalinke
Resumo
O presente artigo busca compreensões em relação ao que dizem os estudos sobre uso da robótica no ensino de Matemática desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O objetivo principal foi verificar o que se tem produzido, no âmbito do programa, sobre o uso da robótica educacional (RE) para o trabalho com os conteúdos de Matemática. Para tanto, apresenta um Mapeamento Sistemático, numa abordagem qualitativa, que mapeou três dissertações desenvolvidas no programa, sendo uma direcionada ao ensino fundamental, anos iniciais, outra aos anos finais e uma terceira com foco no ensino médio. O mapeamento possibilitou a construção de três categorias. São elas: o respaldo na literatura para uso da RE nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos; o uso da RE em atividades de ensino de conteúdos matemáticos; e como o trabalho com RE e Matemática tem acontecido. Entre os resultados, foi possível perceber que a literatura indica ser viável utilizar a RE para trabalhar conteúdos matemáticos, mas que este uso não tem se apresentado como efetivo nas escolas brasileiras. Os estudos mapeados indicam, ainda, a viabilidade do trabalho com RE em paralelo a metodologias específicas, tais com a resolução de problemas, mas para que isso ocorra é necessário que exista um protagonismo dos professores de Matemática. Para colaborar para que isso se torne uma realidade, os três produtos educacionais, relativos às dissertações mapeadas, apresentam propostas de atividades que usam a RE para o trabalho com conteúdos de Matemática, tais como: funções, operações elementares, probabilidade e gráficos, entre outros.
Palavras-chave
Robótica Educacional; Mapeamento Sistemático; Educação Matemática.
DOI:
10.3895/actio.v6n3.14412
Apontamentos
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923