Análise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia no ensino médio

Everton Fernando Alves, Maria do Socorro Silva Pereira Lippi

Resumo


Análises de conteúdos paleontológicos de livros didáticos são importantes para que educadores possam conhecer a realidade da veiculação do tema e obter informações para a escolha dos melhores materiais de Biologia. Assim, este trabalho objetivou analisar o uso de elementos da paleontologia no Ensino Médio, utilizando como subsídio Coleções Didáticas de Biologia aprovadas no PNLD (2018-2020). Três coleções de Biologia do Ensino Médio foram escolhidas, e individualmente cada volume foi avaliado observando-se a presença ou ausência de dez elementos ligados a paleontologia, agrupados em temas básicos e amplos, identificando-se o número total de páginas em que os conteúdos temáticos são abordados nos textos, figuras e atividades. Os resultados mostraram que a Coleção Didática 1 (7,3%) é a que possui a maior quantidade de páginas em que os elementos que compõe os temas paleontológicos são abordados, seguida pela Coleção Didática 3 (5,3%) e Coleção Didática 2 (4,9%). Recomenda-se aos autores de livros de Biologia para o Ensino Médio um maior cuidado no uso de definições exatas, atualização e ampliação dos conteúdos textuais, ilustrativos e avaliativos, além de articulação dos fósseis com outras áreas como a Zoologia, Botânica e a Biotecnologia, esta última relacionada a assuntos atuais da Paleontologia Molecular.

Palavras-chave


Parâmetros Curriculares Nacionais; Educação Básica; Ensino de Paleontologia; Ensino de Biologia

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr