Solon Leontsinis e a proposta de criação do serviço de exposições circulantes de empréstimo do Museu Nacional (1959)

Andréa Fernandes Costa

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise do opúsculo “Da Utilização dos Mostruários de Empréstimo no Ensino de Ciências Naturais”, publicado em 1959 pelo educador Solon Leontsinis (1928-2005), que atuou no Museu Nacional (MN) entre os anos de 1950 e 1990. A publicação documenta o desejo de o MN promover a educação museal e a educação em ciências por meio da itinerância, criando para tanto o Serviço de Exposições Circulantes de Empréstimo, sob responsabilidade de sua Divisão de Educação. Essa iniciativa concebida no MN teve como importante referência o trabalho de itinerância realizado pelo Field Museum of Natural History, antigo Museu de História Natural de Chicago, e é apresentada no bojo das discussões promovidas pela UNESCO sobre o tema, em especial a partir do Seminário Regional sobre a Função Educativa dos Museus, realizado em 1958 no Rio de Janeiro. O texto de autoria de Solon Leontsinis lança mão das principais referências internacionais sobre o tema disponíveis à época, revelando a atualidade do trabalho realizado pelo setor educativo do Museu Nacional e a sua consonância com os debates internacionais acerca da função educativa dos museus. Não foram identificadas menções a essa publicação na literatura referente ao tema da itinerância e museus de ciência no Brasil. Nesse sentido, por meio deste artigo, buscamos contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da História da Educação Museal brasileira e da itinerância de museus de ciência no contexto nacional.


Palavras-chave


Exposições Circulantes. Museu Nacional. História da Divulgação Científica.

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PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14290

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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