Atividades de popularização da ciência no contexto de mostras científicas itinerantes promovidas no Dia da Responsabilidade Social
Adriana Pugliese, Denise Villas Boas Saleh
Resumo
Divulgar ciência torna-se peça-chave para manter a população esclarecida e aliada às ciências. Mostras científicas que abarcam diferentes áreas do conhecimento são realizadas anualmente por Instituições de Ensino Superior (IES) particulares em eventos intitulados Campanha de Responsabilidade Social. Neste trabalho são descritas e analisadas as atividades de divulgação científica itinerante, desenvolvidas no contexto de 10 edições (2009 a 2018) do Dia de Responsabilidade Social (DRS). Destacam-se: microscopia, terrário, plantas aromáticas e medicinais e coleção zoológica. O DRS foi realizado em diferentes locais, com público diverso, especialmente da região leste paulistana. Analisando as temáticas e relacionando com os modelos de comunicação pública da ciência, as atividades de microscopia se encaixam no Modelo Contextual e de Déficit, pois trazem conceitos científicos para os discursos, mas o foco principal se mantém no fornecimento de informações. A confecção de terrários caracteriza seu discurso como um continuum entre os modelos de déficit e dialógico. A atividade com plantas aromáticas e medicinais se encaixa no Modelo de Conhecimento Leigo, pois o público é instigado a descrever o que já conhece e há uma troca de conhecimento entre o público e os divulgadores. Na atividade da coleção zoológica repete-se a ideia do modelo de continuidade, pois se o modelo de déficit aparece no discurso dos divulgadores ao destacarem as características biológicas, de história natural e morfofisiológicas dos animais, a discussão sobre conservação da biodiversidade, atrelada a coleções taxonômicas e a importância dos profissionais sistematas, aproxima-se do modelo dialógico e de participação. Conclui-se que ações de divulgação da ciência, promovidas por IES, que integrem o público a atividades de engajamento, em um contexto de inclusão social em que a ciência atinja uma audiência ampla, permitem que as pessoas tenham esperança no sentido freireano de ser, de não medir esforços para incluir e fazer junto, incrementando a cultura e alfabetização científica dos envolvidos.
Palavras-chave
Divulgação científica; Universidade; Modelos de comunicação pública
DOI:
10.3895/actio.v6n2.14289
Apontamentos
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923