Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência

Roberta Cristina Silva, Suzane Bezerra Franca, Helaine Sivini Ferreira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes.

Palavras-chave


Ações itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr