Autonomia e saber da experiência: aproximações para analisar a prática de professores iniciantes

Edinaldo Medeiros Carmo, Celina Gabriela Leite Bomfim, Venâncio Bonfim-Silva

Resumo


Este texto apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o desenvolvimento da autonomia e a produção do saber da experiência por professores de Ciências e Biologia no início da trajetória profissional. O início da carreira docente é um período marcado por descobertas e desafios, causando, muitas vezes, um choque de realidade, o que permite que o professor se confronte com a idealização de escola e processos de ensino construídos durante a formação inicial. Esta pesquisa trata de uma investigação de natureza qualitativa realizada com oito professores de escolas públicas e privadas do município de Vitória da Conquista, Bahia. Os professores que, voluntariamente, participaram do estudo eram professores de Ciências e/ou Biologia, possuíam formação inicial de licenciatura em Ciências Biológicas e atuavam no ensino das disciplinas escolares Ciências e/ou Biologia por tempo igual ou inferior a cinco anos. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados mediante Análise de Conteúdo. Ao analisarmos as categorias saber da experiência e desenvolvimento da autonomia de docentes em início de carreira, unidades de sentido como, o uso do livro didático, a abordagem dos conteúdos, o planejamento, o vínculo trabalhista, o sentimento de pertencimento, as condições de trabalho e a seleção dos conteúdos de ensino, configuraram análise. No processo analítico foi possível notar que o enfrentamento de situações desafiadoras permitiu, por meio da reflexão da prática, que os docentes, no início da trajetória profissional, buscassem alternativas produtivas para suas aulas, demonstrando que as categorias desenvolvimento da autonomia e produção dos saberes experienciais estão relacionados com a capacidade de refletir criticamente sobre os problemas que enfrentam. Assim, consideramos a importância de as instituições escolares valorizarem e reconhecerem estas categorias como dispositivos potentes para o desenvolvimento profissional de seus professores e fortes aliados na qualificação dos processos de ensino.


Palavras-chave


Autonomia docente; saberes experienciais; ensino de Ciências e Biologia.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14285

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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