Casa da descoberta itinerante: análise de uma trajetória de 1999 a 2019

Erica Cristina Nogueira, Stela de Lurdes Ferrari Fumian, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges, Daisy Maria Luz

Resumo


No presente trabalho buscamos contribuir com reflexões acerca da relevância das atividades de itinerância de Centros e Museus de Ciências no que tange à popularização científica. Utilizamos uma abordagem exploratória, que teve como objeto de pesquisa ações itinerantes realizadas entre 1999 e 2019 pela Casa da Descoberta - espaço de divulgação científica da Universidade Federal Fluminense. Apresentamos a abrangência da itinerância e impactos no público, a formação inicial de mediadores, e as dificuldades de realização das exposições. As atividades itinerantes foram realizadas em todas as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; em eventos diversos; em instituições de ensino públicas e privadas; e também em municípios do estado do Rio de Janeiro e de outros estados com um público bem diversificado. A análise dos documentos e relatos de memória de alguns membros da equipe, mostraram que os recursos financeiros impactaram tanto na quantidade quanto na abrangência das itinerâncias da Casa da Descoberta e que é urgente o incremento de políticas públicas que apoiem a Educação, os museus e suas ações de popularização da Ciência. Apesar dessas limitações financeiras, a qualidade das ações foi mantida devido ao compromisso e a determinação da equipe envolvida. Nestes vinte anos de funcionamento, a Casa da Descoberta já organizou cento e dezoito itinerâncias e a nossa principal realização foi compreender as aspirações do público que participa dessas ações, criando vínculos afetivos, quebrando, ou pelo menos, diminuindo as barreiras comunicacionais e atitudinais existentes entre os museus, a Ciência e a população.

Palavras-chave


Casa da Descoberta; Itinerância; Popularização da Ciência.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14274

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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