Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciências

Vanessa Fontana Fonseca, Giulia Oppa Kirinus, Maurícius Selvero Pazinato, Camila Greff Passos, Nathália Marcolin Simon

Resumo


Diante da relevância que a Divulgação Científica (DC) vem tendo no contexto atual e sua expansão para os mais diversos formatos, como o digital, este trabalho se propõe a desenvolver um instrumento para a análise das características de materiais de DC em mídias digitais para o ensino de Ciências, buscando auxiliar professores na seleção e utilização desses em sala de aula. Assim, são propostos como critérios de avaliação: os conceitos científicos abordados nos materiais, a presença de obstáculos epistemológicos, os traços de discurso utilizados pelo autor e a possibilidade de despertar o interesse dos alunos. Esses critérios foram aplicados em materiais selecionados por licenciandos integrantes de um curso de extensão sobre o uso de DC no contexto escolar. Foram analisados: uma postagem do Instagram relacionada à sustentabilidade, cards de um kit sobre vírus disponível em uma revista eletrônica e um episódio de podcast sobre o acidente de Chernobyl. A análise possibilitou verificar que os materiais das referidas mídias digitais, em geral, apresentaram potencial de despertar o interesse dos estudantes e não possuem erros conceituais. Além disso, com a análise fundamentada no referencial teórico discursivo, especialmente quanto à identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade, observou-se a predominância da didaticidade. Em contrapartida, foram identificados alguns obstáculos epistemológicos bachelardianos, como o verbal e o animista, fato que merece especial atenção dos professores. Por fim, o instrumento proposto se mostrou adequado para a avaliação dos materiais de DC em mídias digitais, para serem utilizados em contexto escolar, o que poderá auxiliar o processo de escolha dos professores e fomentar novas pesquisas na área.


Palavras-chave


Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Instrumento de análise

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n2.14264

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr