A relação entre a ciência cidadã e o modelo de engajamento público: um estudo de caso no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Tatiana Dunshee de Abranches Guillon Ribeiro, Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha

Resumo


O modelo de engajamento público se baseia no envolvimento ativo de cidadãos em diversos aspectos da ciência e a sua relação com a prática da ciência cidadã, que envolve a participação voluntária em pesquisa científica, é motivo de debate no campo da divulgação científica. Com objetivo de aprofundar essa temática, este trabalho analisou dois programas federais que envolveram voluntários em atividades de monitoramento participativo e ciência cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a partir das diretrizes dos programas que se alinhavam aos conceitos de engajamento público na ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com seis coordenadores e seis voluntários de ambos os programas, fundamentando-se no método de análise hermenêutico-dialógico descrito por Minayo (1992). A pesquisa mostrou os principais desafios da inclusão de ações previstas de engajamento público na execução das atividades, porém indicou a potencialidade dessa associação pela influência que os programas empreenderam no comportamento político e socioambiental dos voluntários entrevistados. Destarte, espera-se que a atuação de profissionais da área da divulgação científica possa favorecer o avanço efetivo na relação entre ciência e sociedade.

Palavras-chave


Divulgação científica; Pesquisa científica; Unidade de conservação; Voluntariado.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.14246

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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