A exposição itinerante do projeto Ilhas do Rio
Resumo
O Projeto Ilhas do Rio é uma iniciativa socioambiental que iniciou suas ações em 2011 no Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), na primeira unidade de conservação (UC) marinha federal de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro. Desde então são feitas atividades de pesquisa técnico-científicas no ecossistema local, além de ações de educação ambiental e divulgação científica visando sensibilizar crianças, jovens e adultos de diversos segmentos da sociedade sobre o MONA Cagarras e o Projeto Ilhas do Rio. Objetivando fomentar às iniciativas de turismo consciente e sustentável e o envolvimento da sociedade para o conhecimento das regulamentações vigentes relacionadas à unidade de conservação, foram realizadas exposições itinerantes que facilitam o acesso de diversos públicos à temática conservacionista. O presente trabalho evidencia os resultados dessas exposições itinerantes em duas fases do Projeto Ilhas do Rio, sob patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental: sendo estas, fase 2 (2014 e 2015) e fase 3 (2018 e 2019); realizadas em veículo adaptado equipado com monitor para exibição de material audiovisual, exposição fotográfica, exposição da coleção didático-científica da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ, manequim mergulhador equipado para atividades subaquáticas, microscópio estereoscópico, painéis didáticos, recursos comunicacionais como livros, folders, cartilha, além de espaço infantil para atividades lúdicas. O caminhão adaptado alcançou o público de diferentes localidades da cidade do Rio de Janeiro e foi realizado em diferentes espaços públicos (parques municipais, praça pública, Praia de Copacabana), museus, universidades, escolas técnicas, escolas públicas e particulares. Dependendo do local da exposição foram evidenciados públicos diferentes e os registros de lista de presença informam sobre 7.089 participantes que conheceram as ações do Projeto Ilhas do Rio no Monumento Natural das Ilhas Cagarras ao longo dos quatro anos de realização da atividade.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v6n2.14191
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923