Museu em movimento: um programa itinerante do Museu de Ciências da Terra
Resumo
Este trabalho apresenta o programa itinerante Museu em Movimento iniciado no ano de 2019 pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer), instituição cultural localizada na cidade do Rio de Janeiro e gerida pelo Serviço Geológico do Brasil. A itinerância tem como propósito contribuir para a melhoria de condições de acesso à cultura e ao conhecimento geocientífico em diversas localidades e instituições no Estado do Rio de Janeiro e demais regiões do Brasil. Este artigo tem o objetivo de discutir algumas questões conceituais envolvidas no planejamento do Museu em Movimento, relacionadas à acessibilidade, versatilidade e interatividade e apresentar os recursos – materiais e humanos – envolvidos em toda a parte operacional das atividades. A acessibilidade é descrita ao longo do texto como um conceito entendido de maneira ampla e inclui estratégias voltadas para pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade social. A versatilidade é compreendida como uma flexibilidade logística, especialmente nas modalidades de transporte, sendo uma solução encontrada pelo museu para viabilizar ações em regiões com diferentes condições de acesso. A interatividade é caracterizada como a busca pelo diálogo com o público e reconhecimento dos diferentes discursos, sendo fundamentais para a ampliação das possibilidades de comunicação cientifica. Além disso, o trabalho reforça o papel da mediação humana no desenvolvimento das atividades itinerantes e descreve de que forma é feita a capacitação dos mediadores. Neste intento, são discutidas formas de criar estratégias de mediação que estimulem a descoberta científica e promovam o fascínio pela ciência. Como resultado, o trabalho descreve as diversas ações realizadas em escolas, instituições voltadas para pessoas com deficiência em diversos bairros, favelas e cidades do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, inclusive, no contexto da pandemia da Covid-19 causada pelo vírus Sars-CoV-2. Para finalizar, destaca-se que o Museu em Movimento vem desenvolvendo experiências mais equitativas e contribuindo para a abertura de novas portas durante o período de fechamento do museu.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n2.14188
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923