Diálogos em atividades de modelagem matemática: uma análise à luz da educação matemática crítica

Rafael Machado Silva, Karina Alessandra Pessoa Silva

Resumo


Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo é evidenciar que reflexões surgem nos diálogos dos alunos em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para tanto, está fundamentado nos aportes teóricos da Modelagem Matemática entendida como alternativa pedagógica e nos diálogos como caracterizados na Educação Matemática Crítica. Os dados que subsidiam as reflexões são oriundos de registros escritos e de gravações em áudio e vídeo de alunos em vulnerabilidade social que participavam de aulas de reforço de matemática em contraturno escolar em um projeto de uma instituição sem fins lucrativos localizada no Paraná. A partir de uma análise qualitativa, foi utilizada a Árvore de Associação de Ideias que possibilita evidenciar que, diante de uma atividade de modelagem matemática, os alunos apresentam ações que primeiramente os colocam em xeque com relação ao que se pretende estudar para que, com a supervisão do professor, definam um problema e estabeleçam estratégias de ação. Para além de reflexões matemáticas, como se espera em uma atividade de modelagem, aspectos relativos à reflexão sobre os hábitos de vida, sobre o futuro e o impacto social foram evidenciados nos diálogos relativos à temática estudada – a mudança tarifária na conta de água.

Palavras-chave


Modelagem Matemática; Vulnerabilidade Social; Árvore de Associação de Ideias

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr