Caminhão da ciência: caracterização, percursos e contribuições para a educação científica no oeste baiano

Lucas Guimarães Barros, Mayara Soares de Melo, Suiane Ewerling da Rosa, Carolina Carvalho de Souza, Edward Ferraz de Almeida Júnior

Resumo


Museus e centros de ciências itinerantes exercem um papel fundamental na popularização da Ciência no país, uma vez que grande parte da população não tem acesso a espaços científico-culturais fixos e/ou está distante desses quando eles existem. Neste sentido, a presente pesquisa discute as atividades realizadas pelo projeto “Caminhão da Ciência” na região oeste do Estado da Bahia, procurando-se tecer reflexões a partir dessas ações e de respostas fornecidas por escolas atendidas pelo Projeto no período de 2017 a 2019. Para isso, foi realizada uma contextualização inicial, caracterizando a região em que o Projeto se insere e os desafios educacionais nela existentes. Em seguida, são discutidos alguns apontamentos acerca das atividades de divulgação científica itinerantes, suas possibilidades e desafios com base na literatura da área. Nos encaminhamentos metodológicos foi discutida a natureza qualitativa da pesquisa e o estudo de caso como procedimento utilizado. Os principais resultados da pesquisa foram: o contato prévio com o Projeto, através de professores que o conheceram quando estudaram na universidade, sendo de extrema importância para a maioria das escolas atendidas; o Projeto foi visto por grande parte das escolas como um espaço rico para o aprendizado de Ciências que envolveu tanto os alunos da escola como pessoas da comunidade em geral, que participaram dos atendimentos, e; além de sugerir a ampliação das atividades de divulgação do Projeto, as escolas pesquisadas destacaram o caráter motivador e instigante dos experimentos e materiais expositivos, especialmente o planetário, que aguçaram a curiosidade da comunidade escolar. Por último, foram discutidos alguns encaminhamentos tendo em vista os resultados obtidos e desafios do Projeto no momento presente.

Palavras-chave


Museus e centros de ciências itinerantes; Divulgação científica; ensino de ciências

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14126

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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