A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas

Ediely Teixeira da Silva Alves, Volmir von Dentz

Resumo


O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos 38 trabalhos localizados, buscou-se identificar quais são os objetos de estudo e as temáticas do ensino de Química priorizadas nas produções dos estudantes e quais são as metodologias e tendências teóricas que predominam no contexto investigado. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do Esquema Paradigmático, proposto por Sílvio Sanchez-Gamboa para análise da produção científica em Educação. Entre os principais resultados, evidenciam-se elementos que permitem caracterizar o estado do conhecimento sobre o Ensino de Química tal como é produzido na instituição. Entre outras coisas, destaca-se, por um lado, a diversidade de temáticas que são estudadas e o predomínio de pesquisas empíricas que utilizam aplicação de questionários, entrevistas e diários de campo, envolvendo sujeitos em escolas; e, por outro, algumas fragilidades relacionadas à fundamentação teórica dos trabalhos e às metodologias empregadas no tratamento dos dados nas pesquisas analisadas.

Palavras-chave


Ensino de Química; Análise da Produção Científica; Trabalhos de Conclusão de Curso; Esquema Paradigmático

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.14092

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr