“Que surjam os cientistas de amanhã”: divulgação científica e ensino das ciências em jornais de São Paulo (1957-1963)

Tiago Rodrigues da Silva, Bruna Rodrigues da Silva

Resumo


O artigo analisa as abordagens de jornais de São Paulo sobre os concursos “Cientistas de Amanhã”, no período de 1957 a 1963. Busca-se, compreender seus objetivos e representações para o movimento de renovação do ensino das ciências na segunda metade do século XX. Os certames foram promovidos pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, Seção São Paulo (IBECC/SP) com o patrocínio de empresas privadas e órgãos públicos educacionais. Para este estudo, foram analisadas 22 reportagens publicadas nos jornais Correio Paulistano e Diário da Noite. Trata-se, portanto, de um estudo histórico documental, com base na Nova História Cultural, seguindo o uso da imprensa como fontes para a História da Educação. Nos textos publicados nos jornais, constatou-se como a imprensa agiu diretamente no cotidiano dos concursos, à medida que se sedimentava uma divulgação científica de representação da ciência feita por grandes gênios, elitista, salvacionista e triunfalista. Por outro lado, divulgava que as edições do “Cientistas de Amanhã” estavam propagando mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e alunos da escola secundária, destacando o ensino de ciências pela experimentação e o método científico no trabalho docente.


Palavras-chave


“Cientistas de Amanhã”; Ensino das ciências; IBECC/SP.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.13995

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr