Formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise de autoscopias

Axell Donelli Leopoldino Lima, Diego Fogaça Carvalho, Marcus Vinicius Martinez Piratelo

Resumo


O objetivo desta pesquisa qualitativa foi identificar e caracterizar os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) mobilizados nas autoscopias dos participantes, em um grupo de alunos integrantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi realizada uma tarefa de produção de vídeos, seguida de uma simulação de aula, na qual o participante teve que utilizar a mídia por ele produzida. O corpus desta investigação foi constituído pela transcrição do depoimento dos participantes que assistiram à própria apresentação em momento posterior. A análise deu-se por meio da Análise de Conteúdo, adotando como estrutura categorial os FAD em um processo de categorização a priori. Conclui-se que a atividade contribuiu para as aprendizagens relacionadas à docência.

Palavras-chave


Aprendizagem da Docência; Focos da aprendizagem docente; Formação Inicial de professores de Ciências; Formação Inicial de professores de Biologia; Autoscopia.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.13300

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr