A ciência como um processo: lições epistemológicas da pandemia

Guilherme Brambatti Guzzo, Gabriel Dall'Alba

Resumo


Estudar ciências significa mais do que ter contato com os seus produtos, isto é, com ideias, hipóteses, teorias e conclusões científicas. É, também, compreender os processos pelos quais os produtos científicos são propostos, justificados, avaliados, revisados, estabelecidos ou descartados. Uma das formas mais destacadas de tratar da ciência como um processo está no estudo de casos históricos. Neste artigo, argumentamos que a pandemia do novo coronavírus se constitui em um desses casos por oferecer um vislumbre interessante de pelos menos três elementos fundamentais dos processos científicos e, de modo mais geral, da natureza da ciência: o caráter social do empreendimento científico, o cuidado com alegações de autoridades e o falibilismo epistêmico. Identificamos e refletimos a respeito desses três elementos a partir do trabalho dos cientistas durante a pandemia do novo coronavírus e, por fim, oferecemos sugestões de como eles podem ser inseridos em aulas de ciências, em escolas e universidades.


Palavras-chave


Natureza da ciência; Produtos e processos científicos; Ceticismo organizado; Falibilismo

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.13133

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr