A ciência como um processo: lições epistemológicas da pandemia
Resumo
Estudar ciências significa mais do que ter contato com os seus produtos, isto é, com ideias, hipóteses, teorias e conclusões científicas. É, também, compreender os processos pelos quais os produtos científicos são propostos, justificados, avaliados, revisados, estabelecidos ou descartados. Uma das formas mais destacadas de tratar da ciência como um processo está no estudo de casos históricos. Neste artigo, argumentamos que a pandemia do novo coronavírus se constitui em um desses casos por oferecer um vislumbre interessante de pelos menos três elementos fundamentais dos processos científicos e, de modo mais geral, da natureza da ciência: o caráter social do empreendimento científico, o cuidado com alegações de autoridades e o falibilismo epistêmico. Identificamos e refletimos a respeito desses três elementos a partir do trabalho dos cientistas durante a pandemia do novo coronavírus e, por fim, oferecemos sugestões de como eles podem ser inseridos em aulas de ciências, em escolas e universidades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n3.13133
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923