Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas

Marinete Belluzzo Luccas, Dalva Maria Bianchini Bonotto

Resumo


Esse artigo é um recorte da pesquisa de mestrado vinculada ao projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte”. A pesquisa se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e na perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica que contemple três dimensões: conhecimentos, valores éticos e estéticos e participação política. Buscamos identificar e analisar a presença dessas três dimensões nas práticas pedagógicas em educação ambiental no contexto escolar da educação infantil relatadas em treze dissertações e teses brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa documental, de caráter bibliográfico, do tipo “estado da arte”. Em relação à dimensão dos conhecimentos os resultados indicam como temáticas mais abordadas: água, fauna, flora, poluição e resíduos sólidos. A proposta de desenvolver o trabalho por meio de projetos pedagógicos é relatada em onze dos treze trabalhos, mas algumas práticas revelam a ausência de participação das crianças nas decisões sobre o planejamento e a execução desses projetos, o que nos leva a questionar a compreensão desses professores sobre o trabalho por meio de projetos pedagógicos e sobre a construção de conhecimentos pelas crianças.  No que se refere à dimensão de valores éticos e estéticos identificamos, por parte dos professores cujas práticas são investigadas, a intenção de formar valores envolvendo: a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a sensibilidade, o respeito às diferenças, a afetividade e o cuidado. Práticas pedagógicas que contemplam a dimensão da participação política são relatadas em onze dos treze trabalhos e se efetivam, com mais frequência, no nível individual e no social. As pesquisas indicam a necessidade de uma teoria pedagógica que se alinhe à Educação Ambiental Crítica e ajude o professor a pensar e tomar decisões sobre sua prática.


Palavras-chave


Educação ambiental; Educação infantil; Práticas pedagógicas

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.12187

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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