Situação de estudo e abordagem temática: análises sobre as escolhas dos temas
Resumo
Neste estudo são discutidos os processos de escolhas de temas no contexto das perspectivas de reorganização curricular da Abordagem Temática e da Situação de Estudo, por meio de uma revisão bibliográfica em trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 1997 até 2017. Desta forma, este trabalho preocupa-se em responder o seguinte questionamento: Como os temas vêm sendo definidos em práticas educativas baseadas na Situação de Estudo, em comparação à Abordagem Temática? Metodologicamente de cunho qualitativo, a análise dos trabalhos selecionados foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva emergindo, assim, duas categorias analíticas (i) Vivências cotidianas como balizadoras das escolhas e ii) Distintos parâmetros de escolhas. Sinaliza-se, com isso, a aparente distinção nas interpretações dos elementos da tríade sujeito – contexto – conhecimento científico para a escolhas e abordagem dos temas no âmbito das perspectivas curriculares Situação de Estudo e Abordagem Temática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n2.11907
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923