A prática como componente curricular na formação de professores em ciências biológicas: o que revelam as teses e dissertações

Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

Resumo


A formação de professores é um importante objeto de pesquisa na área do ensino de Ciências. No entanto, a prática como componente curricular (PCC), constitui-se um tema que ainda gera muitas dúvidas nos formadores de professores. Portanto, neste artigo buscou-se quantificar as produções - teses e dissertações - envolvendo a temática PCC e também investigar quais os apontamentos presentes nas produções da área de ensino de Ciências e Biologia. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental por meio da busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, da expressão “prática como componente curricular”. Após esse levantamento geral, realizou-se uma seleção das produções que mencionavam, em seu título, as expressões “Ciências Biológicas”, “Ciências” e/ou “Biologia”. Os dados foram analisados mediante o método de análise de conteúdo, mais especificamente a técnica de análise categorial. Foram encontradas 72 produções, no período de 2005 a 2019. Destas, apenas 17 correspondiam à área de Ciências Biológicas e apresentaram, como foco principal: organização, desenvolvimento e contribuição da PCC. Para cada um desses enfoques, evidenciaram-se desafios e possibilidades, os quais indicam o que já foi realizado acerca do tema, por exemplo, como a PCC foi inserida nos cursos e as implicações encontradas. Dessa forma, têm-se exemplos que podem ser seguidos, como as diferentes formas de desenvolvimento da PCC e sugestões que podem levar a reflexões e adaptações/transformações. Considera-se, assim, que, por meio desta investigação, foi possível visualizar como está a produção de teses e dissertações acerca da temática PCC, principalmente em relação à área de ensino de Ciências e Biologia, fornecendo um panorama profícuo para novos estudos e implementações da PCC nos currículos de formação de professores.


Palavras-chave


Formação de Professores; Estado do Conhecimento; Ensino de Ciências e Biologia

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11749

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