Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)

Letícia Ribeiro Magalhães, Márcia Gorette Lima da Silva, Fernanda Marur Mazzé

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.

Palavras-chave


Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática



DOI: 10.3895/actio.v5n2.11654

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr